[Sagrado Feminino] Círculo de Mulheres – Um movimento mundial de resgate da nossa alma comunitária

[Sagrado Feminino] Círculo de Mulheres – Um movimento mundial de resgate da nossa alma comunitária

 

Hoje vamos falar um pouquinho sobre Círculos de Mulheres, mais uma face do Feminino Sagrado.

Os Círculos de Mulheres são um movimento mundial de resgate de uma característica extremamente feminina: compartilharmos experiências e vivências em roda.

Não é difícil lembrar de nossas mães, tias e avós conversando comunitariamente em suas cozinhas e salas ou se reunindo com outras mulheres em locais públicos como igrejas ou praças. Nós, mulheres, somos grandes partilhadoras. Assim aprendemos, assim nos apoiamos, assim ensinamos as próximas gerações. Coletivamente, em conversas, costuras, cozimentos e cuidados.

Mas perdemos isso. Cada vez mais estamos sozinhas, em nossas microcélulas familiares (esposo e filhos, pais e irmãos…). Criamos nossos filhos entre escolas e babás, temos dificuldades de lidar com contratempos como doenças e até mesmo comemorações. Carregamos tudo sós, sem aquela rede feminina amorosa que apoiava as mulheres antigamente.

Em um Círculo todas somos iguais. Não há hierarquia. Todas ocupam lugares similares, se vêem e se ouvem.

Nesse movimento mundial, retomamos a capacidade de nos reunir, nos acolher, nos escutar e nos curar todas juntas. Um dia estamos plenas para ouvir e apoiar nossas irmãs, no outro seremos nós as apoiadas. Acreditamos que quando as mulheres se curam, o mundo se cura, pois somos nós que cuidamos, defendemos, criamos, protegemos e mantemos uma série de formas de vida – de crianças e idosos até animais e lugares. Assim, buscamos o hipotético Milionésimo Círculo, ou seja, um momento em que todas as mulheres estarão de alguma forma acolhidas e atendidas por essa força comunitária.

Os Círculos possuem diversos formatos e ritos, mas todos partem do princípio de honrar o Feminino Sagrado e buscar a essência de cada mulher através da força do grupo. E todos possuem duas regras básicas: ouvir e falar com o coração (ou seja, não julgamos, apenas acolhemos o que a irmã compartilha) e tudo que acontece no Círculo fica no Círculo(para dessa forma criar um local seguro para que a mulher possa compartilhar coisas que ela não encontra espaço no seu mundo exterior).

Atendendo a um chamado que sentimos o ano passado, minha amiga Daniela Alves e eu resolvemos montar um Círculo de Mulheres na nossa cidade (Cotia/SP), com encontros são mensais, todo primeiro sábado do mês, às 16h. Para aquelas mulheres que não podem participar presencialmente, compartilhamos materiais do tema do mês no nosso Grupo do Facebook. Para saber mais informações e participar do grupo virtual, clique aqui.

 

 

 

Nossos encontros são gratuitos e todas as mulheres são muito bem vindas!!! Será um prazer ter você tanto no grupo físico quanto no grupo virtual.

E caso você more em outro local e queira saber se há um Círculo de Mulheres por perto, sugiro este link, onde estão listados Círculos de vários lugares.

 

 

No próximo post falaremos sobre algo profundamente feminino e cheio de tabus: a Menstruação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *