Primeiros Socorros Emocionais – Presença Plena

Texto criado originalmente para Sétimo Portal (@setimo.portal)

Seguimos a nossa série sobre PRIMEIROS SOCORROS EMOCIONAIS e hoje vamos falar sobre alguns exercícios simples de PRESENÇA PLENA.
Muitas vezes entramos em sofrimento emocional porque não estamos presentes, não estamos vivendo o momento. Inclusive, este é o argumento central do livro “O poder do Agora”, best seller escrito por Eckhart Tolle (recomendo a leitura).
Os tropeços e dificuldades da vida acontecem e ficamos presos naquele momento, repassando zilhões de vezes as cenas e sentimentos na nossa cabeça.

Uma forma de interromper esse ciclo doentio de dor é trazer a mente para o presente. Cada pessoa tem sua ferramenta preferida, mas seguem aqui algumas sugestões: – PARE TUDO E RESPIRE FUNDO, fechando os olhos e deixando que outras informações do lugar cheguem até você (cheiros, temperatura, correntes de ar,…); – VÁ PARA UM LUGAR COM NATUREZA e contemple atentamente todos os detalhes; – DÊ UMA CAMINHADA, sentindo plenamente seu corpo em movimento; – FAÇA ALGO DIVERTIDO (dance, cante, brinque, ria, tome sorvete…) apreciando o lugar e a companhia; – TOME UM CHÁ (café ou outra bebida que você adore), sentindo sua temperatura, sabor, cheiro e como isso é reconfortante para o seu corpo; – COMA UMA FRUTA sentindo sua textura, sabor, frescor, doçura; – ACENDA UM INCENSO e fique ali, no mais completo silêncio, reverenciando o momento.

Estas são algumas sugestões simples e práticas para se retornar ao presente, mas como sempre digo, os primeiros socorros emocionais não substituem terapia, servindo apenas para “apagar incêndios”. Para saber porque fazer terapia, sugiro que você acompanhe as postagens no meu perfil @elisarodriguesterapia.

Semana que vem tem mais um post sobre primeiros socorros emocionais.
Até!

Elisa Rodrigues

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