Primeiros Socorros Emocionais – E.F.T. (Emotional Freedom Technique)

Photo by Sétimo Portal on August 13, 2019.

Texto criado originalmente para Sétimo Portal (@setimo.portal)

Hoje falaremos sobre EFT (Emotional Freedom Techniques) na nossa série sobre PRIMEIROS SOCORROS EMOCIONAIS.

A EFT é uma técnica que alia um comando verbal à uma sequência de toques físicos em pontos de acupuntura de forma a liberar as emoções que estão retidas em nossos corpos.

O que mais me encanta nessa técnica é a sua simplicidade e fácil execução, o que a torna perfeita para nossos primeiros socorros.
Primeiramente, identifique o sentimento que aflorou e que está causando incômodo. Não se preocupe se não tiver certeza. Escolha um sentimento e depois poderá tentar outros caso não sinta resultado.

Agora, com os dedos indicador e médio juntos dê leves batidas sequenciais no chamado “ponto do caratê” (veja na imagem). Enquanto bate, repita em voz alta três vezes: “Mesmo que eu sinta _________ (nome da emoção), eu me amo e me aceito profunda e completamente.”** Após, bata da mesma forma no ponto no alto da cabeça, repetindo APENAS A EMOÇÃO. Bata pelo tempo que achar necessário – mas concentre-se para não transformar isso em um movimento automatizado.

Depois, repita o movimento de bater com as pontas dos dedos repetindo a emoção na sequência de pontos descrita abaixo:

Photo by Sétimo Portal on August 13, 2019.
– Parte interna da sobrancelha
– Parte externa da sobrancelha
– Parte inferior dos olhos
– Parte superior dos lábios
– Parte inferior dos lábios
– Espátulas
– Parte inferior da axila

Ao terminar a sequência, observe-se e verifique como se sente. Repita a sequência quantas vezes for necessário, reiniciando a partir do ponto superior da cabeça (ou seja, pulando o ponto do caratê). Esta técnica deve trazer alívio e conforto após a sua execução, que podem manifestar-se através de suspiros, relaxamento físico e até soluços e pequenos arrotos.

Porque AMO esta técnica:

  • PRINCIPAL: Quantas vezes você já se disse que se ama e se aceita? 😉
  • Dá pra executá-la na hora que “o bicho pega”. Se tranque no banheiro e faça os toques repetindo mentalmente as frases e emoções.
  • Ela pode ser realizada por qualquer pessoa, não requerendo nenhuma formação ou conhecimento além daquele referente à sequência de pontos de toque.
  • Depois que você aprende a sequência, vira um hábito de autocuidado.

Semana que vem tem mais um post sobre primeiros socorros emocionais.
Até!

Elisa Rodrigues

P.S.1: Aqui eu expliquei como usá-la nos primeiros socorros emocionais, mas ela tem várias aplicações que comentarei em outro post.
P.S.2: Os primeiros socorros emocionais não substituem terapia, servindo apenas para “apagar incêndios”.

© 2021 Elisa Rodrigues . Powered by WordPress. Theme by Viva Themes.